Levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU) mostrou que o Ministério da Saúde gastou cerca de 30% do dinheiro prometido para combater o novo coronavírus. A conclusão é de uma auditoria do órgão.
Segundo o TCU, dos R$ 38,97 bilhões reservados para as ações do Orçamento na pandemia, foram pagos apenas R$ 11,48 bilhões até o dia 25 de junho.
O Tribunal afirmou ainda que a estratégia de compras, logística, distribuição de insumos não foi identificada, além de afirmar desconhecer os “critérios para transferência de recursos” do Ministério da Saúde.
O relator do processo sobre a resposta da Ministério à COVID-19, ministro Benjamin Zymler, destacou que os estados do Pará e do Rio de Janeiro, com maiores taxas de mortalidade da doença no País, receberam menos recursos por pessoa no período da pandemia.
O TCU determinou que em 15 dias a Saúde apresente “lógica de financiamento” dos fundos para estados e municípios, além de definir uma estratégia de compras e apresentar documentos sobre distribuição de insumos e logística.