A OAB Ceará homenageou as mulheres advogadas durante a entrega de carteiras especial em virtude das comemorações do Dia do Advogado (11 de agosto). A solenidade ocorreu na noite dessa terça-feira (23/08), na Câmara Municipal de Fortaleza, e foi proposta pelo vereador Benigno Júnior. Participaram diretores da OAB-CE, advogados, acadêmicos de Direito e representantes de entidades jurídicas.
As mulheres advogadas foram:
Ana Lígia Peixe Laranjeira (advogada militante da OAB Ceará); Lucila Maria Studart Norões (advogada ex-conselheira); Antônia Matias de Alencar (primeira candidata a presidente da OAB Ceará); Janaína Roberto Nunes (presidente da Subsecção do Baturité); Francisca Roberta Félix Pinto (presidente da Subsecção de Canindé); Francisca Jane Eire Calixto de Almeida (advogada militante na Justiça do Trabalho) e Isabel Lídia Alves Teixeira (advogada militante na Justiça do Trabalho).
Na ocasião, o presidente da OAB Ceará, Marcelo Mota, destacou a importância da atuação da mulher para a advocacia e a sociedade, bem como a instituição de 2016 como o Ano da Mulher Advogada. “É motivo de festa, de alegria, mas acima de tudo de responsabilidade. Procuramos enaltecer a figura da mulher para que participe do movimento de Ordem, para que se aproxime e venha a ser protagonista”, destacou.
Para Janaína Nunes, “receber a homenagem representa uma mistura de sentimentos, como gratidão e reconhecimento. “É o reconhecimento e o reflexo que a gestão tem com a valorização da mulher advogada, mas também representa responsabilidade, que é sempre levar a ética e a dignidade para a advocacia”. Roberta Félix disse ser “muito importante essa homenagem. Aos poucos estamos conquistando nosso espaço, com trabalho, coragem e ética”.
Novos advogados
Na ocasião, 50 novos advogados receberam das mãos do presidente Marcelo Mota a carteira da OAB Ceará. Após a tomada de compromisso, Mota falou aos novos profissionais. “O advogado é um agente de transformação. Defendemos bandeiras da democracia, da cidadania e nos é endereçada algo muito importante: a vida, a propriedade, a liberdade das pessoas”.
Mota destacou ainda que “o advogado deve sempre ser pautado pela ética, pelo compromisso de bem atender seus constituintes, de empregar todos os seus conhecimentos para que se obtenha o sucesso almejado”.
Além disso, o presidente falou sobre os serviços prestados pela Seccional do Ceará, bem como pela capilaridade da Ordem no Interior com as atuais 15 Subsecções. “É o fomento da advocacia em todas as regiões do Estado, um posto avançado de cidadania, das defesas das nossas prerrogativas”. A solenidade contou ainda com a apresentação do Coral da OAB Ceará.
Fonte: OAB Ceará