Quais são os itens essenciais de um Programa de Compliance?

Já sabemos da importância do Compliances dentro de uma organização. Mas quais são os principais elementos que envolvem o programa de Compliance?

  1. Implantanção do programa: o primeiro passo é ter interesse na introdução dessa área por parte da organização, visando não apenas a adequação às exigências mercadológicas, mas ligar estratégia à ética corporativa.
  2. Uma equipe especializada: é necessário ter uma boa equipe para a implantanção e execução da área de compliance. Cada profissional terá seu papel chave na análise, supervisão e aplicação do Compliance, bem como na gestão de processos internos e externos, evitando possíveis riscos.
  3. Planejamento e análise de riscos: um entendimento completo da empresa e de suas atividades é fundamental para que este setor sejam bem-sucedido. A partir disso ficarão claros os desafios e os esforços que deverão ser concentrados, além da criação de políticas e controles para diminuir riscos.
  4. Elaboração de processos de controle: boas práticas devem ser preservadas dentro de uma organização. Elaborar processos de controle é fundamental dentro do compliance, pois através deles é possível verificar frequentemente as ações praticadas pelos colaboradores, possibilitando maior transparência entre os membros da organização.
  5. Engajamento com a equipe: a participação de todos é necessária para o sucesso do compliance. Sem o engajamento da equipe não há compliance. Os colaborados e liderança devem estar abertos a mudanças sugeridas pela área. Esta, por sua vez, irá elaborar estratégias de incentivos, bem como canais de denúncias relacionado à atuação dos profissionais, para que a aceitação da nova realidade da organização seja efetiva.
Quais são os itens essenciais de um Programa de Compliance?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Pular para o conteúdo